projeção mental - Tiago Curcio - Coach - Casule
Entenda o que é Projeção Mental e como Desenvolvê-la!
31/08/2018
Insatisfação-Pessoal---Tiago-Curcio---Coach---Casule
Insatisfação Pessoal – Evite-a o Quanto Puder
05/09/2018

Razão e Fé – Uma Depende da Outra? Ou São Traços Individuais?

razão e fé - Tiago Curcio -coach - casule

Ter fé significa acreditar mesmo sem poder ver, enquanto a razão é um raciocínio que busca entender algo através dos fatos. Em um primeiro momento, pode até parecer que razão e fé são traços completamente opostos e individuais, contudo, muitos acreditam que elas podem e devem andar lado a lado. Digo muitos porque não há uma resposta pronta para esse questionamento, que vem desde o tempo dos filósofos gregos e divide opiniões.

Se deseja formar a sua opinião e decidir se razão é fé são completamente opostas ou se dependem uma da outra, o primeiro passo é buscar informações sobre ambas. Assim, poderá entender todo o contexto desse debate e chegar à conclusão que mais fizer sentido para ti. Continue acompanhando este artigo e confira informações que irão te ajudar a formular a sua própria resposta.

A Relação Entre Razão e Fé

Como se trata de um debate bastante antigo, é de se esperar que sejam realizados diversos estudos sobre o tema, não é mesmo? Há alguns anos, uma equipe de psicólogos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, resolveu fazer um experimento com cerca de 800 pessoas, incluindo nesse grupo religiosos e não-religiosos. Cada uma delas recebeu uma folha de papel com problemas matemáticos do tipo que quebramos a cabeça para resolver.

Ao analisar as respostas dos participantes, os pesquisadores constataram que a maioria daqueles que afirmavam ter fé erraram as questões. Enquanto os que se diziam céticos e racionais tiveram um maior número de acertos. É importante deixar claro que, em nenhum momento, os religiosos forem considerados menos inteligentes do que os demais, principalmente porque não era essa a intenção do estudo.

O que os pesquisadores puderam concluir através do experimento é que os religiosos erraram mais porque tendem a ser mais intuitivos e confiar mais nos seus instintos. Já os que são mais voltados para a razão querem entender todos os pormenores da questão e, por isso, leram os enunciados com maior cautela, o que fez com que as chances de erro, dentro do contexto do teste matemático, fossem reduzidas.

Em hipótese alguma se deve julgar a inteligência de alguém por conta de suas crenças. Além de ser uma atitude preconceituosa, é algo que não tem nenhum tipo de fundamento, já que é possível encontrar pessoas de todos os níveis intelectuais com e sem fé. Por isso, se existe uma questão em que razão e fé precisam depender uma da outra e se manter lado a lado é em relação ao respeito que se deve ter às diferenças. Afinal, o diferente sempre é capaz de nos ensinar lições poderosas.

Atitudes Positivas Para Conciliar Razão e Fé

Alguns afirmam que não seja possível conciliar razão e fé e, talvez, abraçar os dois conceitos em sua totalidade seja realmente delicado. Entretanto, se deseja desfrutar do que de melhor cada um desses lados tem a oferecer, existem atitudes que irão te ajudar nessa missão, veja quais são elas.

1 – Manter o Equilíbrio

equilíbrio é o caminho do meio, aquele que não se excede nem para um lado e nem para o outro, e é positivo em qualquer tipo de situação. Em se tratando da relação entre razão e fé, manter uma postura equilibrada irá permitir que mantenha as suas crenças sem deixar de considerar os fatos. Assim, poderá ter um relacionamento mais saudável consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

2 – Escolher o Que Irá Acreditar

Para muitos religiosos, a fé sem razão é vazia, porque faz com que um indivíduo decida acreditar em algo não por si mesmo, mas para ser aceito por um grupo específico ou pela sociedade de maneira geral. Nesse sentido, é importante que procure refletir a respeito das suas crenças, para se certificar de que elas realmente são parte da sua identidade e não de uma imposição que seguiu sem pensar.

3 – Buscar Informação Sempre

A melhor maneira de se certificar do que acredita e ter argumentos quando alguém lhe questionar sobre o assunto é buscando informação. Isso é importante não para provar nada a ninguém, mas sim para que prove a si mesmo e tenha a certeza de suas ideias. Quanto mais conhecimento adquirir, mais irá se desenvolver, aprender e evoluir, o que não precisa significar perder a fé, mas, quem sabe, até torná-la mais forte.

4 – Respeitar Quem Pensa Diferente

Independente se você é ou não uma pessoa de fé, é fundamental que saiba respeitar aqueles que pensam diferente de ti. Afinal de contas, todos nós somos seres humanos e, por isso, somos iguais, com pensamentos e ideias que se divergem em muitos casos, mas essencialmente iguais. Quando se tem respeito é possível construir relações sadias e aprendermos uns com os outros, e isso é fantástico!

5 – Não Ter Medo de Ser Diferente

Da mesma forma que é importante respeitar quem pensa diferente, é fundamental que não tenha medo de ser diferente dos demais. Se todos ao seu redor têm uma determinada opinião e você não concorda com ela, tudo bem. Não permita que qualquer tipo de pressão faça com que sufoque a sua verdadeira essência, tenha orgulho de ser quem é.

6 – Evitar Discussões Improdutivas

Dialogar com indivíduos que pensam de maneira diferente de você, em relação à fé ou qualquer outro assunto, pode ser uma experiência extremamente enriquecedora, para ambos os lados. Contudo, quando um dos envolvidos se mostra desrespeitoso, o melhor a fazer é não insistir, porque esse embate certamente não levará ninguém a parte alguma.

7 – Permitir-se Mudar de Opinião

A vida é feita de ciclos e dentro deles existem elementos que nos acompanham e outros que se transformam com o passar do tempo. Assim, se uma opinião que tinha sobre a sua fé começar a mudar, não tenha medo. Mudar de ideia é algo completamente normal e que faz parte do processo de desenvolvimento humano. Portanto, não se culpe e veja a transformação como algo positivo.

Espero que este artigo tenha te ajudado a encontrar a sua própria resposta sobre a relação entre a razão e a fé e que, através dessa reflexão, possa se descobrir e conhecer melhor. Desejo a você um caminho de paz e luz, independente de suas crenças e opiniões.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/razao-e-fe-uma-depende-da-outra-ou-sao-tracos-individuais/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close