objetivo-pessoais-e-profissionais---Blog-Tiago-Curcio
Exemplos de Objetivos Pessoais e Profissionais
26/10/2018
Capa Video Qual o objetivo do coaching
Qual o objetivo do coaching?
31/10/2018

Respeito ao Próximo – Sinal de Respeito a Nós Mesmos

respeito-ao-próximo---Blog-Tiago-Curcio

Você já parou para pensar que a forma com a qual trata as outras pessoas se reflete na maneira como elas te tratam? Assim sendo, se for gentil ou rude com alguém, são grandes as chances de que te tratem igualmente, e é por isso que se diz que é preciso respeitar para ser respeitado. O respeito ao próximo é um sinal de respeito a si mesmo porque, ao agir dessa maneira, estará se mostrando digno de que ajam contigo assim também.

Mesmo com tantas diferenças em relação a crenças, valores e opiniões, devemos sempre nos lembrar de que somos todos seres humanos e estamos juntos nessa viagem chamada vida. Quando eu respeito o outro, demonstro que sou digno de ser respeitado e, assim, isso se transforma em uma corrente poderosa de tolerância e harmonia. Lembre-se sempre que ninguém precisa ter as mesmas ideias que você para ser digno do seu respeito.

10 Atitudes Essenciais Para Praticar o Respeito ao Próximo

Como disse anteriormente, a maneira com a qual lidamos com os outros é como um espelho e, se queremos ser respeitados, devemos agir de maneira gentil e tolerante. É claro que não há garantias de que irão te tratar igualmente, contudo, as chances serão aumentadas consideravelmente. Veja, a seguir, dez atitudes essenciais para praticar o respeito ao próximo.

1 – Ouça o Outro na Essência

Um sinal primordial de respeito ao próximo é ouvi-lo, dar atenção ao que ele diz e, então, realmente entendê-lo. É assim que um bom diálogo é realizado, pois permite que todos os envolvidos se expressem com clareza e tranquilidade, sem precisarem exaltar a voz para serem ouvidos. Por isso, quando estiver tendo uma conversa com alguém, evite querer ser o único a falar, dê espaço para o seu interlocutor, assim será possível manter um diálogo civilizado e produtivo para todos.

2 – Cumpra Suas Promessas

Quando você faz uma promessa, gera no outro uma expectativa, por isso é fundamental que reflita antes de prometer qualquer coisa, para se certificar de que realmente será capaz de cumprir. Evite selar compromissos quando estiver sob fortes emoções, porque os excessos prejudicam o julgamento racional, prefira refletir com cautela para não decepcionar os outros e a si mesmo.

3 – Peça Perdão Quando Falhar

Mesmo se você der o seu melhor e se esforçar para ser respeitoso, pode acontecer de falhar, afinal estamos falando de um ser humano que, como qualquer outro, está em processo de evolução e, portanto, sujeito a cometer erros. Se isso acontecer, evite se martirizar, prefira agir, fazer algo para consertar o ocorrido e a principal atitude a ser tomada é pedir perdão. Demonstre ao outro o seu arrependimento sincero, caso ele não aceite, pelo menos terá a consciência limpa, pois fez a sua parte e tentou se desculpar.

4 – Aceite Quem Pensa Diferente de Você

Ter ao nosso lado pessoas que pensam como nós é maravilhoso, entretanto, temos muito a aprender com aqueles que possuem ideias diferentes. Por essa razão, evite querer impor suas opiniões aos outros, tenha respeito por eles. Lembre-se que cada indivíduo tem os seus pensamentos formados de acordo com suas experiências e história de vida, e a trajetória de cada um é única. Então, ao invés de se afastar do diferente, se aproxime e aprenda com ele.

5 – Veja a Todos Como Seus Semelhantes

Por mais que existam divergências entre nós e as outras pessoas, devemos sempre nos lembrar de que temos uma semelhança que sobrepõe todas as outras, que é a nossa humanidade. Assim sendo, ninguém é superior ou inferior, todos nós nascemos da mesma maneira e, um dia, também vamos partir. Enxergar a todos como os seus semelhantes é um ponto crucial para que aja de maneira respeitosa e tolerante.

6 – Honre a Confiança Que Depositarem em Ti

confiança é a base de qualquer relação, seja ela pessoal, social ou profissional. Um cônjuge precisa acreditar no desejo do outro de compartilhar a sua vida, assim como um motorista confia nos demais para sair com o seu carro sem pensar que vai sofrer uma colisão e um cliente confia em uma empresa para adquirir um produto ou serviço. Portanto, independente de quais papéis exerça na vida de alguém, seja digno da confiança que lhe for depositada, isso fará bem a ti e a todos aqueles que convivem contigo.

7 – Aprenda a Gerenciar Suas Emoções

O fator emocional tem um grande peso em relação ao respeito, porque, quando não há autocontrole, as emoções tendem a falar mais alto do que a razão. Por isso, se deseja adotar uma postura respeitosa em relação às outras pessoas, é essencial que busque desenvolver a sua inteligência emocional. Procure se conhecer melhor, entender o que estimula cada sentimento e, principalmente, aprender a se colocar no lugar do outro, porque a empatia é um elemento indispensável para se agir com respeito.

8 – Aceite as Escolhas Alheias

Quando falo em respeito ao próximo, não me refiro apenas ao seu colega de trabalho, ao seu vizinho ou a outros indivíduos com quem tem uma relação mais distante. Os seus familiares e amigos próximos também merecem ser respeitados. Jamais permita que a intimidade seja uma desculpa para desrespeitar as escolhas alheias. Você pode, sim, aconselhar aqueles que ama, mas sempre com a consciência de que cada um sabe o que é melhor para si.

9 – Respeite as Normas da Boa Convivência

Estamos a todo o momento convivendo com outras pessoas, seja em casa, no trabalho, no trânsito, na vizinhança. Para que essa convivência seja positiva para todos, é necessário seguir determinadas regras, algumas definidas em leis e regimentos internos de organizações e outras que são subentendidas como regras de educação. Quando você ignora uma única regra, pode estar prejudicando muita gente, por isso o melhor é sempre seguir um caminho correto e manter a sua consciência tranquila.

10 – Resolva Problemas na Base do Diálogo

Com tantas diferenças de opiniões, é natural que ocorram divergências e conflitos de interesses, tanto entre familiares, quanto amigos, vizinhos, colegas de trabalho e a sociedade de uma forma geral. Nesse caso, o melhor a fazer é sempre seguir pelo caminho do diálogo, para que seja possível debater ideias e, então, chegar a um consenso. Fuja de discussões vazias baseadas em ataques, pois elas não levarão ninguém a parte alguma.

Independente de qual seja a sua idade, profissão, opinião sobre temas diversos, classe social ou qualquer outra coisa, lembre-se sempre que o respeito é primordial, é a base de qualquer relação. Gostou do artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e passe o exemplo do respeito adiante!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/respeito-ao-proximo-sinal-de-respeito-a-nos-mesmos/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close