Lições de Coaching Para Viver Melhor - coaching - casule
Lições de Coaching Para Viver Melhor
04/05/2018
respiração - coaching - blog tiago
Como Está o Meu Respirar? Por Que Fazer Essa Pergunta Diariamente?
07/05/2018

Tempo Psicológico – Como Está a Qualidade do Seu Tempo?

Tempo Psicológico – coaching - casule

O tempo que é registrado nos relógios é chamado cronológico e tem como foco os números, já que utiliza como medidas as horas, os minutos e os segundos e, por isso, é objetivo. Já a percepção que cada pessoa tem em relação à forma como os seus dias passam, é chamada de tempo psicológico e não pode ser medida, pois é completamente subjetiva. Podemos dizer que o primeiro lida com quantidade e o segundo com qualidade, e, por isso, nem sempre são compatíveis.

O Que é Tempo Psicológico?

O grande físico alemão Albert Einstein disse que a diferença entre passado, presente e futuro é apenas uma persistente ilusão. O que ele quis dizer é que o passado e o futuro são apenas projeções criadas pela mente humana e que o único tempo que existe, de fato, é o agora. Você, por exemplo, está na frente de um computador, com seu smartphone ou tablet, fazendo a leitura deste artigo em meu blog e não há outra versão sua realizando outra atividade em qualquer outro lugar.

O tempo psicológico é a ideia de tempo que temos em nossas mentes e que é influenciado pelas lembranças do passado e pelas projeções que fazemos para o futuro. Viver no passado leva um indivíduo a mergulhar em sentimentos de culpa, arrependimentos, ressentimentos, tristezas, principalmente porque ele não está nesse tempo e não tem mais o poder de alterá-lo. Viver no futuro, por sua vez, leva à ansiedade, ao estresse, cria preocupações e tensões, porque ele nunca chega, já que quando o vivemos já se transformou em presente.

A Importância de Ajustar o Tempo Psicológico

O tempo do relógio é aquele que flui de forma natural e automática, sem nenhum tipo de carga emocional envolvida. Trata-se apenas de uma ferramenta que utilizamos para fins práticos, como organizar o nosso dia e nossa rotina de compromissos. Contudo, começar a viver de acordo com o relógio fará com que aprenda a se concentrar no momento atual, sem se permitir afetar pelo sentimento de culpa em relação ao passado ou ansiedade em relação ao futuro.

Ajustar o tempo psicológico para funcionar de acordo com o cronológico é a melhor maneira de fazer uso do seu poder de ação e transformação, para realizar o que deseja e construir a sua história. Uma das formas mais eficazes de conseguir isso é fazendo um uso mais inteligente do seu tempo, organizando compromissos e estabelecendo metas. O que viveu no passado deve ser utilizado para inspirar novas atitudes no presente e mudar aquilo que não vai bem.

A chave para desfrutar do seu tempo de forma positiva é estar ciente de onde deseja ir, ou seja, de tudo o que quer realizar no futuro, mas dedicar toda a sua atenção para os passos que está dando agora, no presente, pois eles são os responsáveis pelo que virá. Honre a oportunidade de mudar, evoluir e realizar que você tem agora, assim, o seu tempo psicológico será ajustado para que desfrute dele ao máximo, vivendo cada segundo de forma plena.

5 Dicas Para Se Concentrar no Aqui e Agora

Quando estamos realizando uma atividade com total atenção, temos a impressão de que o tempo passou mais rápido do que quando estamos dispersos. No segundo caso, geralmente há uma sensação de tédio, que é comum a atividades que não nos proporcionam prazer. Por isso falo tanto a respeito da importância de se trabalhar com o que ama, para que dedique a sua atenção ao momento presente e desfrute dele na essência.

Depois de entender o que é tempo psicológico, confira as dicas poderosas que preparei e que irão te ajudar a se concentrar no momento presente, ajustando o seu relógio interno de acordo com o tempo cronológico.

1 – Organize o Seu Tempo

O primeiro passo é organizar os seus dias, para que consiga se dedicar inteiramente a cada atividade sem ficar se preocupando se realmente dará conta de tudo. Repense os seus compromissos e mantenha apenas aqueles que estiverem de acordo com os seus objetivos. Aprender a dizer não fará com que evite perder o seu precioso tempo com atividades que em nada te acrescentam e servem apenas para te distrair ou agradar outras pessoas.

2 – Evite a Procrastinação

Procrastinar é o ato de adiar atividades que precisa realizar e deixá-las para depois. O resultado disso é o nervosismo e a ansiedade de ter que fazer tudo de última hora, muitas vezes estourando o prazo estipulado. Além de fazer com que tenha a imagem de uma pessoa descomprometida, compromete a qualidade do seu trabalho e faz com que se sinta mal por não conseguir cumprir prazos. Então, se policie para voltar ao foco sempre que sentir vontade de verificar suas redes sociais, e-mails ou conversar com alguém ao telefone. Concentre-se no agora!

3 – Defina Metas

As metas são ferramentas transformadoras e que têm um grande impacto na produtividade dos indivíduos. Nesse sentido, utilizá-las na sua rotina pessoal e de trabalho é uma forma extraordinária de se motivar para se concentrar inteiramente em tudo o que estiver fazendo, sem ficar pensando no passado ou no futuro. Além disso, ao cumprir os alvos relacionados às obrigações, poderá desfrutar com maior tranquilidade dos momentos de lazer e descanso.

4 – Acredite em Você

Elimine crenças bloqueadoras que fazem com que acredite que não será capaz de eliminar os pensamentos em relação ao presente e ao passado da sua vida. A procrastinação, as tensões, a culpa e outras ideias limitantes não te pertencem de forma definitiva e você tem total condição de ressignificá-las em sua mente. Não é porque desistiu rapidamente em outras tentativas de mudança de hábitos que isso irá se repetir agora. Acredite em si mesmo, dê o seu melhor e verá como pode realizar tudo o que quiser.

5 – Olhe Para Si

Além de estar atento ao ambiente, procure sempre olhar para si mesmo e se conhecer. Veja como se sente em relação a cada situação, descubra o que te faz feliz, o que te move. Buscar essas informações fará com que conheça o seu tempo psicológico e entenda quais são os pontos positivos e aqueles que são interessantes de desenvolver, para que aprenda a desfrutar melhor da oportunidade de estar vivo e de ser quem você é.

O tempo é maravilhoso, mas também é implacável, por isso devemos fazer um bom uso dele, a fim de desfrutarmos de cada segundo dessa oportunidade extraordinária que é estarmos vivos. Conecte-se inteiramente com o aqui e agora e o poder de realizar e transformar será conquistado!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/tempo-psicologico-qualidade-tempo/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close