O escritor Norman Vincent Peale afirmou que o pensamento positivo pode vir de modo natural para alguns ou ser aprendido e cultivado. Com isso, fica claro que ninguém está fadado a viver focando apenas nos problemas, pois é possível fazer essa escolha e, conscientemente, se tornar uma pessoa mais positiva. Na prática, isso representa desenvolver um novo mindset em relação a si mesmo, ao mundo e aos indivíduos à sua volta.

Contudo, é importante dizer que se trata de um processo, ninguém irá acordar um belo dia enxergando tudo de maneira positiva. A mudança deve partir de uma reprogramação mental verdadeira, que possibilite realmente ressignificar experiências negativas, dores, mágoas e valorizar as coisas boas da vida, mesmo nos momentos mais delicados. Continue acompanhando e saiba como iniciar essa transformação.

A importância do pensamento positivo

Atualmente, muito tem sido falado a respeito do pensamento positivo e da sua importância na vida das pessoas. Saiba que, mais do que uma simples “moda”, essa é uma grande verdade e que o modo com o qual você enxerga o mundo faz toda a diferença no seu comportamento e nas escolhas que fará ao longo da vida.

Se, por exemplo, uma pessoa duvida da sua própria capacidade e acha que nunca irá alcançar seus objetivos, possivelmente pouco irá se esforçar para se desenvolver, já que não terá nenhuma motivação para tal. Por outro lado, alguém que acredita em si e que tem um mindset positivo, certamente se sentirá mais estimulada a dar o seu melhor para realizar os seus sonhos.

Veja que não existe mágica nenhuma envolvida e sim apenas a mente, que é onde tudo começa. Se você é uma pessoa que tem o pensamento mais voltado para o positivo, tenderá a olhar mais para oportunidades e soluções do que para problemas. Caso ainda não tenha, saiba que sempre é tempo de iniciar essa transformação dentro de si e aprender a enxergar as coisas boas, mas, claro, sem deixar de considerar a realidade.

7 Dicas para trabalhar o pensamento positivo em sua mente

Como bem disse Norman Vincent Peale, o pensamento positivo pode ser desenvolvido e cultivado. Se deseja dar esse passo e iniciar essa transformação na sua maneira de enxergar o mundo, comece colocando as dicas a seguir em prática.

1 – Mude suas crenças limitantes

Todo indivíduo possui um conjunto de crenças que são formadas ao longo de sua trajetória. Se uma pessoa foi criada em uma família com problemas financeiros e aprendeu coisas negativas relacionadas a ele, possivelmente crescerá considerando que o dinheiro é algo ruim. Já outra que desde cedo aprendeu que dinheiro não é tudo, mas que não há problema em querer estudar e trabalhar para ter uma condição melhor, poderá ter uma relação muito mais saudável com ele.

Veja que existem crenças capazes de levar um indivíduo adiante e outras que podem impedir seu crescimento. Por isso o autoconhecimento é tão importante, porque através dele torna-se possível identificar essas crenças, a fim de mudar aquelas que estiverem te limitando e te impedindo de manter o pensamento positivo.VOCÊ É FELIZ?

2 – Ressignifique as experiências

Ressignificar é olhar para os acontecimentos ruins e buscar neles aprendizados e crescimento, saindo da posição de vítima para assumir o posto de aprendiz, sem se tornar vítima das circunstâncias. Permita-se deixar para trás suas dores e observar o crescimento que cada fato negativo te proporcionou. Então, ao dar um novo significado para suas experiências, conseguirá fortalecer cada vez mais o pensamento positivo e o foco nas coisas boas que estão ao seu redor.

3 – Sorria mais

Sorrir é um gesto simples, mas que tem muito poder, pois, além de desencadear sensações de prazer e bem-estar em nosso corpo, nos ajuda a relaxar e a enxergar o lado bom das coisas. Outro fato interessante é que quando você sorri mais para a pessoas, as estimula a retribuírem, dando início a uma corrente de positividade. Experimente espalhar sorrisos por aí e veja como isso pode fazer bem para você e para todos que convivem contigo.

4 – Exercite o perdão

Perdoar é essencial para se livrar-se de mágoas, dissabores, infelicidades e de rancores ligados a situações ou pessoas que, de algum modo, te feriram. O perdão alivia o coração e a mente de pensamentos ruins e liberta você daquilo que te fez mal. Também permite que se perdoe dos seus próprios erros e pare de desperdiçar suas energias se culpando por algo que ficou no passado. O perdão liberta e abre espaço para a positividade em sua mente e em seu coração.

5 – Mude hábitos que são prejudiciais

Você sabia que hábitos como sedentarismo, dormir pouco e se alimentar mal podem comprometer a sua positividade? Isso mesmo, tudo aquilo que compromete o seu bem-estar físico impacta diretamente no seu humor e no seu comportamento. Portanto, procure rever os seus hábitos para identificar os pontos em que pode melhorar. Comece com mudanças pequenas e vá aumentando gradativamente, então, quando perceber, terá alcançado uma melhora significativa.

6 – Cerque-se de pessoas positivas

Dizem que somos uma média das cinco pessoas com as quais mais convivemos. Se isso é realmente verdade não sabemos, contudo, é fato que somos fortemente influenciados por nossos amigos e familiares. Dessa maneira, conviver com um indivíduo negativo, que só reclama e vê problemas em tudo, pode te prejudicar, pois, além da influência, é provável que ele coloque defeitos nas suas atitudes e te desestimule a lutar por seus objetivos.

O melhor que você pode fazer é se cercar de pessoas positivas, que te incentivem a se desenvolver e a buscar ser cada vez melhor. E é importante que se lembre de fazer o mesmo por elas, assim, vocês irão formar uma corrente poderosa de apoio mútuo e positividade.

7 – Entenda que ser positivo não é estar feliz o tempo todo

Por fim, é importante que entenda que uma pessoa positiva não é aquela que está feliz o tempo todo e que tem a vida perfeita, simplesmente porque isso não seria possível. O conceito de pensamento positivo nada tem a ver com fugir da realidade, pelo contrário. A ideia está exatamente em encarar a realidade, porém, através de uma visão otimista, valorizando as experiências e o aprendizado que elas podem proporcionar.

E então, está pronto para começar o seu processo de transformação para fortalecer o pensamento positivo? Espero que sim e que essa mudança de mindset te traga muita motivação para que se torne a sua melhor versão.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/trabalhando-o-pensamento-positivo/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close