Capa Video aflicao do mundo REDUZIDA
Qual a causa de 90% da aflição do mundo? (Vídeo Completo)
15/08/2018
Estágios desenvolvimento psicológico - coach - Tiago Curcio - casule
Os sete estágios do desenvolvimento psicológico de Richard Barret
18/08/2018

Vantagens da cultura de coaching nas empresas

Vantagens da cultura de coaching nas empresas - coach Tiago Curcio - casule

Se implantar a cultura de Coaching é um desafio do profissional de Business Coaching é importante saber quais vantagens essa mudança na cultura organizacional promove nos resultados das empresas para conseguirmos enfrentar esse desafio.

É sempre preciso se lembrar, para nunca esquecer de se lembrar, que uma empresa é resultado de pessoas e, por isso, o foco do Coaching está nas pessoas que constroem uma empresa. Essas 14 vantagens podem ser usadas como argumento para fechar um negócio ou para quebrar a resistência dos coachees em um processo de BC.

Desenvolvimento e Aprimoramento das Equipes

Desenvolver pessoas não é apenas pagar-lhes cursos e treinamentos, mas incentivar e conduzir diariamente o seu desenvolvimento técnico, emocional e comportamental. Este é o seu papel como líder e sua melhoria contínua representa também uma possibilidade de crescimento para os seus liderados. Do contrário, sua falta de progresso pode fazer com que seus profissionais fiquem estagnados também.

Aumento da Produtividade dos Profissionais

O Coaching traz à tona o potencial dos profissionais, revelando seus talentos, aprimorando habilidades e competências e, consequentemente, aumentando a sua produtividade. Isso acontece porque ao acessar novos recursos, desenvolver os já existentes e eliminar seus gaps, os funcionários sentem-se mais confiantes, valorizados e empoderados para mostrar o que sabem e aumentar seu rendimento.

Melhoria dos Relacionamentos Interpessoais

Tanto numa empresa, como na vida saber se relacionar positivamente faz toda diferença. Neste sentido, o Coaching trabalha o desenvolvimento da capacidade dos indivíduos de construir, fomentar e manter relacionamentos interpessoais saudáveis e produtivos. O que isso significa na prática? Bem, os profissionais assim como seus líderes passam grande parte do seu tempo no trabalho, convivendo juntos. Portanto, se a sua conexão não for positiva, produtiva e respeitosa, dificilmente poderão criar juntos os resultados extraordinários que as organizações buscam.

Promoção da Evolução Contínua

Aprender a aprender; esse é mais um dos poderosos benefícios do Coaching, uma vez que este processo consiste num método rápido, planejado e objetivo, que visa à maximização das competências e evolução continuada da equipe e do seu líder. Portanto, quanto mais você aprende a aprender, mais otimiza seus recursos e pode conquistar melhores resultados em seu trabalho diário e de médio e longo prazo.

Melhoria do Ambiente de Trabalho

O nosso trabalho é a nossa segunda casa. E claro, todos nós queremos que ele seja o melhor possível. O Coaching, ao melhorar as relações interpessoais e instigar os funcionários e gestores a irem sempre além, por meio de suas habilidades coletivas e individuais, confere à empresa um ambiente mais positivo também, onde as pessoas sentem-se parte de algo

E por que isso acontece? Porque profissionais confiantes, valorizados, engajados e motivados refletem esta energia positiva em seu local de trabalho e, com isso, naturalmente conseguem criar um ar melhor para todos que nele coexistem.

Aprender a Delegar e Otimizar o Tempo

Quando você treina bem os seus liderados e confia em suas capacidades e habilidades, não precisa ficar o tempo todo supervisionando o seu trabalho, o que confere muito mais tempo ao líder para focar e se dedicar a assuntos importantes e estratégicos, como o crescimento da empresa. O Coaching de Negócios trabalha isso de forma prática, de modo que o gestor aprenda a delegar as demandas e responsabilidades com mais segurança.

Assim, a delegação assertiva além de conferir mais tempo para o líder focar em outras atividades, também dá à equipe maior confiança para desenvolver suas especialidades e fazer o seu melhor.

Promoção de Ideias e da Criatividade na Empresa

Profissionais valorizados e empoderados também se sentem mais confiantes para compartilhar suas ideias e propor soluções e inovações que ajudem a realmente fomentar o crescimento do negócio. Isso acontece porque a Cultura de Coaching promove tanto as competências individuais como coletivas do grupo, o que faz com que os liderados encorajem-se a mostrar o que sabem, sem medo de serem rechaçadas por isso.

Utilização Mais Inteligente dos Recursos Humanos

O Coaching ajuda a revelar os talentos escondidos, pois amplia a visão do líder em relação aos seus profissionais e ao trabalho que eles desempenham diariamente. Ao compreender melhor que todos possuem talentos e habilidades, muitas vezes, ainda desconhecidos, o gestor passa a observar seus liderados com mais atenção. Este olhar mais apurado lhe ajuda descobrir conhecimentos, experiências e competências ainda inexploradas em sua equipe; recursos estes que podem ser muito úteis para solucionar os problemas da empresa e potencializar ainda mais o seu crescimento.

Respostas Mais Rápidas e Assertivas

Quando uma equipe está verdadeiramente engajada e comprometida com a empresa e se sente valorizada, sempre que os problemas surgem, por piores que eles sejam; seus profissionais raramente se isentam de suas responsabilidades diante da situação. Com isso, mostram-se muito mais abertos e dispostos a contribuir com suas ideias e soluções, respondendo às questões com muito mais agilidade, inteligência e proatividade. A cultura de Coaching também traz isso às organizações!

 Maior Abertura a Mudanças e Capacidade de Adaptação

Coaching é um movimento de evolução contínua, de sair do estado atual para o estado desejado por meio de transformações práticas na forma de pensar, ser e agir. Isso casa perfeitamente com o cenário não apenas das empresas, mas global, onde as mudanças acontecem de forma veloz e, aqueles que não se adaptam a elas ou são flexíveis acabam perdendo espaço e ficando para trás.

Para evitar que isso aconteça, este processo trabalha de forma estratégica a capacidade de adaptação, ao promover nas lideranças e nos profissionais uma mentalidade alinhada às necessidades atuais de mudança, para respondê-las de forma ágil e inteligente.

Aumento da Motivação da Equipe

O Coaching é um processo que ajuda a revelar e desenvolver o potencial infinito de cada ser humano. Quando os profissionais e líderes descobrem este poder interior e encontram a sua própria motivação, consequentemente, sentem-se muito mais conectados ao seu trabalho na empresa. Com isso, enxergam um propósito real naquilo que fazem todos os dias, sua contribuição e respondem às demandas da organização de forma espontânea e não apenas por uma obrigação contratual.

Cultura de Alto Desempenho

Seja no universo dos esportes ou das nas empresas, um ponto em comum é que em ambos somente se destacam aqueles que apresentam alta performance. Para isso, a cultura de Coaching tem o papel de fomentar um espaço de desenvolvimento continuado, onde as pessoas encontrem um ambiente favorável à expansão de suas competências e habilidades técnicas e comportamentais, identificação e eliminação de seus gaps e maximização de seu desempenho profissional. Quando todos se sentem estimulados a darem o seu melhor, instaura-se também uma atmosfera de competitividade saudável na empresa, onde o crescimento de um inspira os outros, mutuamente, a crescerem também.

Maior Integração da Equipe e Acesso ao Líder

Uma das principais queixas dos profissionais nas empresas é a falta de participação da equipe na tomada de decisões. Muitas

vezes suas opiniões são completamente desconsideradas, o que acaba tirando-os bruscamente de um processo no qual todos, direta ou indiretamente, fazem parte. Um exemplo disso é quando ocorre um problema em determinado setor e, as pessoas que trabalham nele diariamente, são sequer ouvidas ou convidadas a proporem soluções para resolver a questão.

A cultura de Coaching caminha exatamente na contramão deste pensamento retrogrado, pois promove um ambiente de maior integração entre líderes e liderados, onde as opiniões da equipe são ouvidas e sempre consideradas importantes no processo de tomada de decisão da organização. As experiências e conhecimentos práticos dos funcionários em suas áreas são um capital importante em todo negócio. As empresas devem ter esta consciência e saber usar isso com mais inteligência.

Desenvolvimento Pessoal

O Coaching é um processo sistêmico, onde ao desenvolver suas habilidades profissionais, a pessoa também tem a oportunidade de aprimorar-se como ser humano, uma vez que a metodologia sempre trabalha no desenvolvimento integral de cada um. Na prática, isso quer dizer que o Coaching também beneficia o âmbito pessoal, ajudando o profissional a identificar novos talentos e sonhos, a aumentar sua automotivação, foco, resiliência e a conectar-se verdadeiramente com o seu propósito de vida. Este alinhamento é essencial à melhoria contínua do seu desempenho na carreira, bem como à conquista de felicidade e sucesso pessoal.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/vantagens-da-cultura-de-coaching-nas-empresas/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close