O ser humano, de um modo geral, sempre tendeu a ansiar pelo futuro, o que se intensificou com os avanços tecnológicos, que permitiram que tarefas que antes levavam mais tempo para serem realizadas, fossem concluídas em minutos. Isso fez com que a ansiedade se tornasse cada vez mais comum entre as pessoas. Por essa razão, é muito importante falar a respeito da necessidade de se viver um dia após o outro e se concentrar no momento presente, para que ele possa ser vivido em plenitude.

Considerar o futuro e trabalhar para construir o amanhã é, sim, necessário, mas sempre de modo equilibrado, sem permitir que as preocupações com coisas que você nem sabe se realmente irão acontecer tomem sua atenção e façam com que se desconecte do agora. Continue acompanhando o artigo e faça essa reflexão comigo, para que perceba cada vez mais a importância de estar presente de corpo e alma em cada instante que viver.

Viver Um Dia Após o Outro é Uma Questão de Inteligência

Grande parte das questões da vida parecem simples quando ditas, mas na prática se mostram bastante desafiadoras. Entretanto, o fato de algo requerer esforço para ser realizado não deve nunca ser motivo de desistência, afinal, se fosse assim, a humanidade não teria evoluído praticamente em nada, já que praticamente tudo precisa de empenho e dedicação.

Se hoje eu estou publicando este artigo em meu blog e agora você está com o seu computador ou smartphone fazendo a leitura dele, é porque pessoas se esforçaram para desenvolver as tecnologias que permitiram isso. Quando se trata de aprender lições para viver de forma equilibrada acontece da mesma maneira, os desafios precisam ser enfrentados e os obstáculos superados para que se possa evoluir e alcançar o estado desejado.

Viver um dia após o outro e começar a se concentrar no agora é desafiador, vai precisar do seu esforço e dedicação. Vai acontecer de em alguns momentos você conseguir e estar completamente conectado ao presente e em outros não, porque se lembrará de algo que precisa fazer no dia seguinte ou de que viveu no passado. Isso é natural, faz parte do processo, o importante é reconhecer e trazer de volta sua atenção, para que isso se torne cada vez mais parte de quem você é.

7 Dicas Para Viver um Dia Após o Outro e Se Conectar Com o Agora

Buscar viver o hoje é importante para evitar que o passado e o futuro roubem o seu presente, porque é exatamente isso que acontece quando você se deixa levar por sentimentos como a culpa pelo que passou e a ansiedade pelo que virá. Conectar-se com o agora permitirá que viva cada instante em plenitude e, assim, construa um futuro mais feliz, só que de forma natural, sem pressão. Veja, a seguir, sete dicas que te ajudarão nessa missão em busca de equilíbrio e bem-estar.

1 – Concentre Sua Atenção em Cada Instante Que Viver

A primeira dica é a que parece mais simples, mas que precisa de muita persistência para ser colocada em prática. Isso porque, em diversas ocasiões, vai acontecer de você se pegar remoendo algo que viveu ou pensando em algo que nem sabe se irá acontecer. Por essa razão, é fundamental que persista e simplesmente traga sua atenção de volta para o agora, quantas vezes forem necessárias, sem se julgar ou se sentir incapaz.

2 – Revisite o Passado Apenas Para Se Lembrar de Coisas Que Agreguem

Quando falo sobre a importância de se conectar ao agora e viver um dia após o outro, gosto de deixar claro que o passado não deve ser deixado para trás, afinal ele é parte de sua história e é exatamente por conta do que viveu que se tornou quem é hoje. Porém, o ideal é relembrar as experiências vividas com o intuito de reconhecer as vitórias e o aprendizado obtido nos momentos mais delicados e desafiadores, e nunca de se culpar.

3 – Seja Grato Todos os Dias

gratidão é um sentimento maravilhoso porque permite que as pessoas valorizem cada instante vivido. Quando se é grato, situações como fazer uma refeição, ir para o trabalho e estar com a família deixam de ser coisas simples do cotidiano para se tornarem momentos especiais e únicos. Comece a reconhecer tudo de bom ao seu redor e verá como esse sentimento irá te conectar com o agora de forma intensa e única.

4 – Perdoe e Se Liberte de Mágoas do Passado

Todo mundo já sofreu decepções e, por mais delicadas que sejam, elas fazem parte da vida. Contudo, é importante saber utilizar essas situações para aprender e seguir em frente e nunca para se manter preso ao passado. Dessa maneira, reflita sobre as mágoas que carrega e busque dentro de si forças para perdoar e se libertar de sentimentos ruins, pois ele te impedem de desfrutar do hoje em plenitude.

5 – Saiba o Que Deseja Para o Futuro e Concentre-se no Que Pode Fazer Hoje

Saber o que deseja para o futuro é muito importante, afinal é no hoje que construímos o amanhã em que desejamos viver. Porém, é necessário encontrar o equilíbrio entre essa preocupação com o que virá e o momento presente, para que um não atrapalhe o outro. Assim, ao optar pelo caminho do meio, conseguirá fazer as duas coisas, respeitando os seus limites e valores.

6 – Busque Seus Sonhos Utilizando as Ferramentas Que Possui

Os sonhos são o combustível para que os transformemos em realidade, por essa razão só vale a pena sonhar quando se tem a intenção de agir e realizar. E um ponto bastante importante a ser considerado é que você deve evitar esperar as condições perfeitas para agir, pois se a perfeição não existe, provavelmente esse momento nunca chegará. O ideal é manter o foco no que pode fazer hoje para chegar mais perto dos seus objetivos. Lembre-se que as ferramentas que tem em mãos hoje, mesmo não sendo as ideais, valem muito mais do que aquelas que estão fora do seu alcance.

7 – Liberte-se de Vícios

Por último, é essencial que realize uma autoanálise e identifique eventuais vícios que possa ter, porque eles aprisionam e impedem que viva cada momento ao máximo. Vale lembrar que um vício não está apenas relacionado à substâncias e pode ter relação com atitudes, como jogos, compras, entre outras. Nesse sentido, caso identifique algo do qual se sinta dependente, procure maneiras de se libertar, para que consiga se conectar completamente com o hoje e viver um dia após o outro.

Espero que tenha gostado e que tenha se conscientizado sobre a importância de viver o agora e ser grato por cada instante. Ao fazer essa escolha, verá que as coisas boas se multiplicarão e as ruins se tornarão pequenas perto da grandeza da felicidade e do amor.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/viva-um-dia-apos-o-outro-e-concentre-se-no-hoje/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close